
Reflexão sobre o Computador
Alterações que o computador trouxe no âmbito pessoal e profissional ClC (Cultura, Língua e Comunicação).
Dr-2 Tema: Micro e Macro Electrónica
Domínio de Referência: Contexto Profissional
A era do computador realizou uma mudança radical na sociedade humana, provocando uma grande revolução na sociedade global, onde cada vez mais pessoas começam a aceder à Internet e descobrem-se diante de um maravilhoso mundo confortável e acessível, repleto de possibilidades: ler notícias, visitar museus virtualmente, procurar emprego, fazer compras, fazer pesquisas diversas, realizar vendas, fazer consultas bancárias, fazer reuniões através da vídeo conferencia, etc. Nas comunicações o computador também trouxe alterações significativas permitindo via Internet estar on-line a tempo inteiro com determinadas pessoas e/ou instituições.
Nas últimas décadas diversos aspectos de nossa vida têm sofrido grandes transformações e, sem dúvida, os computadores e a moderna tecnologia da informática cumprem um papel decisivo nessas transformações.
Hoje, podemos constatar o avanço tecnológico em diversas áreas como: medicina, telecomunicações, transporte, educação etc. Sem dúvida, esta tecnologia que tem nos acompanhado e continuará cada vez mais nos próximos anos, permitirá que novos progressos venham a ser conquistados, em prazos cada vez mais curtos, alterando ainda mais nossos hábitos e organização social, transformando o futuro em presente.
O computador veio assim trazer alterações significativas no âmbito pessoal e profissional. Quer a nível pessoal quer a nível profissional muitos problemas deixaram de ter que ser resolvidos presencialmente passando a poderem ser resolvidos através do computador desde que se tenha acesso a Internet.
Em termos laborais foram muitas as transformações que o computador veio fazer. O computador associado aos meios de produção veio alterar os métodos e processos produtivos.
As máquinas ficaram dotadas de meios que lhes permitiu realizar tarefas autonomamente só dependendo de um comando dado pelo computador.
Com a aplicação do computador às máquinas a produção veio sendo aumentada.
Aumentando também a qualidade e perfeição dos produtos tudo isto porque o computador é mais preciso e rigoroso que a mão humana.
Embora este processo de informatização da indústria viesse diminuir o número de operadores das mesmas máquinas e consequentemente reduzir o número de postos de trabalho, por outro lado veio criar outros novos postos de trabalho. Houve necessidade de se formarem pessoas especializadas para operarem com os computadores, para os programas e também para a sua manutenção. Por isso se por um lado, com a introdução do computador na indústria, se perderam postos de trabalho, por outro criaram-se novos e especializados postos de trabalho com a introdução desta nova tecnologia.
O computador associado a organização de uma empresa traz muitas vantagens e os programas que mais vantagens e que as empresas utilizam são: sistemas ligados aos recursos humanos (folhas de pagamento); à contabilidade; à gestão de stocks, este sistema informático é um sistema muito importante numa empresa, este programa permite saber tudo o que existe em armazém, o que foi gasto e gerar encomendas. Outro programa importante numa empresa é o de gestão de clientes, onde se pode ter o histórico de todos clientes através da criação da criação da ficha de cliente.
Tive acerca de 2 anos o meu primeiro contacto com o computador. Iniciei um curso de iniciação aos computadores no ano passado e a partir desse momento ia tentando desvendar um pouco mais este objecto. Fiquei com noções muito básicas do programa Word ao qual me fui aperfeiçoando. Aprendi por auto-recriação minha a trabalhar no PowerPoint e fiz uns trabalhos engraçados neste programa nesse mesmo curso.
A minha entrada ao mundo da internet deu-se também no inicio do ano passado, no curso Efa que estou a frequentar neste momento e tem sido sem dúvida uma mais-valia para mim, pois tem-me permitido navegar por espaços desconhecidos até então actualmente.
Em relação ao telemóvel não posso criticar a criação de um objecto, o qual hoje em dia pelo menos a mim faz-me imensa falta. Pois já cheguei a sair de casa sem ele e tive que voltar para trás. Para mim é quase como se fosse uma companhia da qual não prescindo.
Quanto ao computador finalizo assim por dizer que esta tecnologia da qual nos servimos quase que obrigatoriamente nos une, limita e separa. Na era da comunicação temos dificuldades para encontrar tempo para relacionamentos mais estáveis. “Não tenho tempo”. Essa é uma frase comum, e aqueles que as pronunciam em geral não estão mentindo. A mesma tecnologia que nos possibilita rápidos contactos nos impede o diálogo com calor humano. Essa é a mesma tecnologia que nos rouba o tempo para conviver e saborear bons momentos que a vida nos proporciona.
Very well done!!! Says your "teacher"...hihihih!
ResponderEliminar