sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010



Núcleo Gerador 5
Tecnologias de Informação e Comunicação
Dr1 Tema: Comunicações Rádio
Domínio de Referência: Contexto Privado

Formanda - Anabela Ferreira



Em que é que os telemóveis afectam as relações sociais

Ao contrário do que se possa pensar, os telemóveis e todo o tipo de novas tecnologias ajudam na tradução de disposições psicológicas e socioculturais directamente no comportamento humano, uma vez que reduzem e, em certos casos, eliminam mesmo muitos obstáculos e alterações que contribuíram, nos últimos anos, para o enfraquecimento das relações.
Os telemóveis podem afectar as relações cara-a-cara, particularmente entre a camada mais jovem, os dispositivos móveis não só não reduzem este tipo de relações, como podem mesmo amplificá-las.
O telemóvel pode contribuir para acentuar as diferenças culturais entre segmentos da população, instituições sociais ou culturas étnicas. Privilegiar as colectividades constituídas com base em membros particulares, ao invés de locais ou territórios (por exemplo, famílias e grupos étnicos em vez de cidades ou escolas).
Nas relações de grupo, os telemóveis podem alterar muito nas tradicionais lideranças ou a formação de subgrupos dominantes que exercem o poder sobre os demais, Os telemóveis eliminam os mecanismos tradicionais que mantiveram os níveis de afastamento social sobre os indivíduos, assim como a separação entre diferentes sistemas sociais. Cada sujeito é agora incumbido de manter as diferenças entre o comportamento pessoal e as normas sociais e de regular as fronteiras entre diferentes relações sociais, grupos, organizações e instituições.
Tendo em conta todas estas premissas, um estudo prevê que a procura de controlo social aumente bastante porque, "num mundo onde a diferenciação social já não pode ser efectuada com base na segregação espacial, a mesma tem de ser exponencialmente assegurada pelo controlo do comportamento individual."

Reflexão sobre o uso dos telemóveis no seu quotidiano, a sua limitação do mesmo espaço público e privado
Com base no estudo do módulo de CLC sobre o uso do telemóvel no seu quotidiano foi pedido para elaborar a seguinte reflexão:
O telemóvel é um objecto muito útil. Quase todas pessoas têm pelo menos um. O telemóvel é um aparelho tecnológico que tem várias funcionalidades nos dias de hoje, não serve apenas para efectuar chamadas telefónicas, serve para enviar ou receber e-mails, mensagens, quer escritas, quer de vídeo, tirar fotografias… entre outras funcionalidades.
Os telemóveis estão cada vez mais associados a um computador. O inventor do telemóvel foi Martin Cooper, que era director de projecto na Motorola. A ideia surgiu em 1947, quando alguns pesquisadores se aperceberam que se juntassem pequenas células poderiam aumentar o comércio dos telefones móveis.
Apesar do conceito, ainda não tinham a técnica, nem a possibilidade de alargar o comércio de conversação, pois a quantidade de chamadas que podiam realizar ao mesmo tempo era muito reduzida. Só no final da década de 60 é que se começou a compreender que era necessário incrementar as comunicações móveis, possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis avançada.
O primeiro telemóvel surgiu na década de 70, quando a Motorola lançou as bases da 1ª geração ao anunciar o Dyna Tac™ Cellular Phone, que pesava 1089g. Por volta de 1975, é registada a patente do sistema de radiotelefone de Martin Cooper , que é considerado o pai do telemóvel.

Depois do lançamento do primeiro telemóvel, a evolução foi notória, pois o tamanho e a funcionalidade expandiram. Como só utilizava a tecnologia analógica, só era utilizado para falar.
Rapidamente as operadoras e empresas quiseram ir mais longe que rapidamente passaram a enviar mensagens, tirar fotografias, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir música.
No meu quotidiano o telemóvel é um objecto muito utilizado, pois já faz parte da minha vida há 15 anos e é essencialmente para enviar mensagens, pois não gosto muito de falar ao telemóvel. Cometi a ‘loucura’ de comprar o Sony Ericsson que tenho à relativamente 3 anos por quase 200€. Confesso que já comprei outro entretanto, mas gosto tanto deste que só uso o outro quando fico sem bateria no Ericsson.
Gosto de usar telemóvel porque com ele posso efectuar ou receber uma chamada em qualquer lugar onde esteja.
Os telemóveis para mim são uma grande dependência, pois passo o dia a enviar mensagens para alguns amigos, a tirar fotografias. O meu telemóvel é 3ª geração, ou seja fazem vídeo -chamadas e têm internet mais rápida.
Eu normalmente nunca desligo o telemóvel porque a maioria da minha família tem telemóvel e a qualquer momento podem necessitar de qualquer coisa .
No contexto público o uso de telemóveis deveria ser de uso restrito. Quando vamos a um lugar público, nomeadamente ao médico, ao cinema, a uma igreja devemos colocar o telemóvel no silêncio, pois devemos respeitar os outros e os espaços onde nos encontramos. Hoje os telemóveis são muito utilizados pelos jovens e crianças, por vezes em excesso e deve ser utilizado com moderação e equilíbrio, pois não sabemos os problemas que puderam surgir um dia mais tarde ao nível da saúde.
Quanto a mim outra coisa não menos grave é o facto de criarem um dicionário próprio, através do qual escrevem palavras abreviadas para as mensagens que enviam entre si, o que por vezes os faz perder a noção de como se escreve ou fala correctamente a língua portuguesa e muitas vezes reflecte-se nos resultados escolares na disciplina de língua portuguesa.
Espero que para as próximas gerações, possam dizer que foi uma das melhores invenções do século XX.

Breve História Sobre o Telemóvel

Comunicar, é uma necessidade essencial do ser humano bem como de outros seres.
Desde os primórdios da sua existência, o homem sempre procurou e desenvolveu formas e meios de comunicação de acordo com a satisfação das suas necessidades.
Em 1854 António Meucci, italiano, ligou um dispositivo de comunicação por fios entre o quarto de dormir no segundo andar de sua casa e o seu laboratório na cave para poder falar com a sua esposa acamada com reumatismo.
Em 1876 Alexandre Graham Bell patenteou o telefone.
Em 1942 foi patenteado o sistema que constituiu o fundamento da tecnologia das comunicações móveis. Curiosamente, quem idealizou a tecnologia da qual mais tarde viria a nascer a telefonia celular foi a conhecida actriz norte-americana Hedy Lamarr, famosa pelo papel que interpretou no filme "Sansão e Dalila". De origem austríaca, casou muito jovem a contragosto com um importante fabricante de armas nazi. Dotada de enorme curiosidade científica, cultivou-se nessa área e, já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, teve uma ideia para evitar a intercepção electrónica dos torpedos aliados: se a frequência dos canais de comunicação fosse continuamente alterada, seria impossível bloquear a transmissão que orientava estas armas.
Em 1947 investigadores da Bell Laboratories teorizaram um método através do qual pequenas torres - ou células - captariam sucessivamente o sinal móvel conforme a localização do utilizador, deixando a anterior livre para uma nova retransmissão. Porém, a tecnologia da época não viabilizou este conceito inovador. A autorização para frequências específicas de rádio para comunicação móvel era bastante reduzida, permitindo apenas um número muito baixo de comunicações em simultâneo para uma dada zona.
Em 1968 grandes companhias americanas, como AT&T e Bell Labs, propuseram o sistema que prevaleceu, do uso de várias torres que atenderiam os utilizadores de pequenas áreas. Quando os utilizadores se deslocassem de uma região para outra, o sinal era provido por outra torre mais próxima. Aí é que realmente iniciou a expansão do uso do serviço de telefone móvel celular.
Em 1973 a 3 de Abril Dr. Martin Cooper, investigador da Motorola, efectua a primeira chamada móvel. Em passeio pelas ruas de Nova Iorque, Cooper utilizou um protótipo de telemóvel que, dez anos depois, viria a dar origem ao primeiro modelo destinado ao grande público: o DynaTAC 8000X (ver imagem), com o preço de 4000 dólares e um peso de quase 1 kg.
Em 1977 o serviço foi testado com um público de 2000 pessoas em Chicago. Logo em seguida uma empresa japonesa começou a testar os mesmos serviços no Japão.
Em 1983, em Chicago iniciou-se mesmo o uso comercial, quando a empresa Ameritech disponibilizou o serviço comercialmente.
Em 1991 devido ao congestionamento de frequências, forçou a indústria a estudar alternativas tecnológicas. Surgindo a tecnologia TDMA Interim Standard 54.
Outras tecnologias se impuseram, como a TDMA IS-136, a CDMA IS-95 e a GSM, esta última adoptada como padrão da União Europeia, ao passo que as duas primeiras são ainda as mais usadas pelos americanos.
Em 1992 foi enviada a primeira SMS.
Em 1997 segue-se a comercialização de telemóveis com câmara fotográfica.
Em 1999 o acesso à Internet móvel.
Em 2001 a expansão da rede 3G.
E já se avizinha a rede 4G para muito em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário